domingo, 26 de junho de 2016

Hoje (26) acontecerá a investidura e renovação das promessas dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante o Espírito Santo.

E com a missão de levar a Santíssima Eucaristia a toda a Paróquia, neste domingo, dia 26 de Junho de 2016, acontecerá a investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, além da renovação dos votos dos Ministros veteranos.
Antes de assumirem as suas funções, os recém investidos, e também os veteranos, receberam uma formação litúrgica e doutrinal para que possam exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.

O que são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão?

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso.

Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.

O patrono do Ministério é o Beato Mateus Moreira, um mártir brasileiro, beatificado pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000. Mateus Moreira fazia parte do grupo de moradores do Rio Grande que foi sacrificado em Uruaçu, em 3 de outubro de 1645. A descrição de sua morte é considerada o ponto mais expressivo da trágica narrativa do martírio de Uruaçu. Mateus Moreira ainda estava vivo quando foi-lhe arrancado o coração pela costas, mas ele ainda teve forças para proclamar a sua fé na Eucaristia, dizendo: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

A celebração acontecerá hoje às 19:00hrs na Igreja Matriz São Francisco das Chagas na presidência do pároco, frei Osmar de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário