terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vaticano apresenta nesta sexta mensagem do Papa Francisco para Dia Mundial das Comunicações

papa aos jovens1O Vaticano apresenta nesta sexta-feira, 22/01, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016. O tema da mensagem é “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. A data é celebrada sempre no domingo que antecede a Festa de Pentecostes; em 2016, será no dia 8 de maio.

Ainda na sexta-feira, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, vai presidir a Santa Missa na Igreja de Santa Maria em Traspontina, na Via da Conciliação em Roma. Estão convidados a participar da celebração todos os profissionais da área de comunicação.
Ambas as atividades – apresentação da mensagem e celebração da Missa – acontecem nesta sexta-feira por ocasião da proximidade ao dia de São Francisco de Sales, celebrado pela Igreja em 24 de janeiro. Ele é o padroeiro dos jornalistas e dos trabalhadores da área de comunicação.

Em comunicado emitido nesta segunda-feira, 18/01, o Vaticano informou que quem vai atender a imprensa na coletiva será o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o prefeito da Secretaria para a Comunicação, monsenhor Dario Edoardo Viganò, o diretor da TV 2000, Paolo Ruffini, e a professora Marinella Perroni, da Universidade Pontifícia Santo Anselmo, de Roma.
Sobre o Dia Mundial das Comunicações - O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto Inter Mirifica, 1963), no pontificado de Paulo VI.

No ano passado, a mensagem de Francisco para a ocasião teve relação com as famílias. “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” foi o tema, indo ao encontro do contexto da época, já que 2015 teve Sínodo dos Bispos sobre Família e o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia, Estados Unidos.
Já em 2016, o tema escolhido pelo Papa está em sintonia com o Ano da Misericórdia, que começou em 8 de dezembro de 2015 e termina em 20 de novembro de 2016.

Papa agradece trabalho dos agentes de segurança no Vaticano - Aqueles que trabalham com a segurança no Vaticano tiveram seu empenho reconhecido pelo Papa Francisco. Dirigentes, funcionários e agentes da Inspetoria de Segurança Pública tiveram uma audiência com o Santo Padre nesta segunda-feira, 18/01, para as felicitações de início de ano.

Francisco disse que o encontro é ainda mais significativo porque tem como contexto o Ano da Misericórdia, evento de grande relevância espiritual e que já acolheu muita gente em Roma. Só neste primeiro mês de ano jubilar, mais de um milhão de peregrinos estiveram em Roma, conforme números divulgados pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no último dia 9.

“Também vocês, dirigentes, funcionários e agentes de segurança pública são chamados a um empenho para fazer com que as celebrações e os eventos ligados ao Jubileu Extraordinário se desenvolvam de modo regular e profícuo”, disse.

Recordando as celebrações de Natal, Francisco pontuou que o Menino Jesus é o verdadeiro consolador dos corações, a luz verdadeira que ilumina a vida. “Que esta experiência espiritual nos acompanhe durante todo o Ano Santo! Que o Jubileu da Misericórdia seja para todos um tempo forte do espírito, tempo de reconciliação com Deus e com os irmãos”.

O Santo Padre pediu a proteção de Deus para todos os que trabalham em colaboração às outras forças de segurança. E, de sua parte, assegurou a proximidade na oração. “Isso é verdade! Quando saio na Praça, quando vou e venho, rezo por vocês e o faço de coração. E peço, por favor, que rezem por mim, porque este não é um trabalho fácil!”, concluiu o Papa.

0 comentários:

Postar um comentário