quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL – 2015

“Misericórdia eu quero”


Bacabal, 15 de Outubro de 2015

Irmão e irmã em Cristo,

Que a Paz e a Misericórdia do Bom Deus estejam no seu coração!

Aproxima-se a nossa Assembleia Diocesana, o momento de maior comunhão e mais significativo a nível pastoral da nossa diocese. A finalidade principal da Assembleia Diocesana de Pastoral deste ano será elaborar um Plano Diocesano de Pastoral para os próximos 4 anos que nos permita responder aos desafios da nossa realidade e às urgências da evangelização hoje.

Em comunhão com toda a Igreja do Brasil a referência prioritária do nosso Plano Diocesano serão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 e para tanto na elaboração seguiremos o mesmo método das Diretrizes, o método participativo do Ver, Julgar e Agir, iluminado pelo esquema das “urgências” que nos indica o Documento da CNBB. Outra referência importante para o nosso Plano de Pastoral serão os trabalhos e conclusões da Assembleia Regional do NE5 realizada em Julho deste ano em Coroatá.

Na Assembleia Diocesana do ano passado escolhemos vivenciar em todas as nossas paroquias as Santas Missões Populares, para melhor prepararmos e celebrarmos o Jubileu de Ouro da diocese que acontecerá em 2018. As Santa Missões Populares, já em ato em todas as paroquias, ficam, pois, o eixo de toda nossa ação pastoral, que integrarão as prioridades e ações concretas que escolheremos a luz das Diretrizes, com a finalidade de colocar toda a nossa diocese em estado permanente de Missão.

Teremos em conta também o Jubileu da Misericórdia que o Papa Francisco proclamou para o próximo ano e inseri-lo com suas atividades caraterísticas na nossa programação Pastoral.

Será, se Deus quiser, uma Assembleia rica em conteúdo – Diretrizes da CNBB, Assembleia do nosso Regional, Jubileu da Misericórdia – com o qual, tendo como horizonte as Santas Missões Populares, nos propomos elaborar o nosso próximo Plano Pastoral.

Na pauta da nossa Assembleia também estará a eleição do novo Conselho Diocesano de Pastoral.

Certamente serão dias de alegre e fraterna comunhão eclesial, mas também de intenso trabalho; por isso, junto com o Conselho Diocesano de Pastoral, decidimos iniciar a Assembleia com o almoço (12:00 horas) de sexta feira, 6 de Novembro.

Por ser um momento tão importante na caminhada da Diocese convido desde já a invocar o Espírito Santo sobre os trabalhos que vão ser realizados e as pessoas que vão participar na próxima Assembleia.

Colocamos esta Assembleia sobre a proteção de Nossa Senhora Imaculada Conceição padroeira da nossa diocese.

Que o Bom Pastor nos abençoe a todos!



+ Armando Martín Gutiérrez
Bispo  Bacabal




NB: Trazer as bandeiras das SMP que representem a paróquia.


OS CONVOCADOS PARA A ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE 2015

De acordo com as "Diretrizes da Assembleia Diocesana de Pastoral" e as decisões da Assembleia de 2010 sâo convocadas as seguintes pessoas:

1 - Os membros do Conselho Diocesano de Pastoral
Atualmente o CDP está formado pelas seguintes pessoas: Pe. José Alberto de Carvalho Saturnino, Frei Ribamar Cardoso Lima, Pe. José Geraldo Teófílo da Silva, Frei Jailson Bizerra Sandes, Diac. José Antônio Pereira, Ir. Lucia Stédile, Irmã. Alessandra Reis Barbosa, João Batista Sousa Aguiar, Socorro Leite, Maria do Socorro Lopes Pinto, José Roberto Santos Sousa, Nilda Rocha, Mariano de Sousa Almeida, Sonhia Maria Borges Leal.

2 - Todos os párocos, administradores e vigários paroquiais e representantes dos diáconos permanentes.

3 - Os religiosos e religiosas que exercem atividades pastorais na diocese.

4 - O coordenador/a (ou um seu representante) das pastorais, movimentos e organismos presentes na diocese.

5 - Dois (2) representantes leigos das 17 paróquias e das 3 quase- paróquia, mais outro representante por município, as paróquias que tiverem mais de um.

6 - O Reitor do Seminário Dom Pascásio e um representante dos seminaristas.

LOCAL, DATA E DESPESAS:

A Assembléia terá lugar no CEFRAM (Centro Franciscano de Animação Missionária), começando com o almoço do dia 06.11.2015 (sexta-feira) e terminando no dia 08.11.2015 (domingo), com o almoço.
A diocese ajudará com metade do valor das diárias dos membros do Conselho Diocesano de Pastoral e dos coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos.
Valor da diária do CEFRAM, apartamento: R$ 60,00

0 comentários:

Postar um comentário