sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Santuário de Ribamar celebra padroeiro do Maranhão

31082015120357_cadastrado2739O Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar tembé está em festa! O padroeiro do Maranhão é celebrado no Santuário de Ribamar por centenas de romeiros vindos de todo o Maranhão e de fora dele. Frequentemente são recebidos no Santuário centenário devotos que vêm do Ceará, Belém, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro etc. para prestigiar a grande festa do santo Carpinteiro. Ora para pagar promessas, ora para fazê-las ou mesmo renová-las.  A fé dos devotos do “santo querido” são como as chamas do acendedor de velas do Santuário, parecem nunca encerrar, ao contrário, é como se fossem ( que na verdade é!) renovadas a cada (promessa) dia.

O festejo que iniciou dia 28 de agosto, sexta-feira, e contou com centenas de fiéis desde o alvorecer do dia com a alvorada festiva de abertura das comemorações as 05h30min. No dia 29 (sábado), sob o brilho da “Superlua”, os romeiros caminharam na grande e tradicional Romaria de Ribamar. A madrugada e o dia daquele final de semana foram preenchidos por missas lotadas de fiéis que chegavam a todo o momento. No domingo, 30,  ainda houve a romaria infantil, as crianças do padroeiro caminharam pelas ruas ribamarenses em direção ao Santuário. No próximo sábado, 05 de setembro, é a vez das romarias marítima as 08h e da juventude as 16h.

Dia 06 de setembro, encerramento, haverá procissão as 16h e solene missa as 17h30min. Logo após atração religiosa as 21h. A animação da noite é por conta do padre Ribamar Rodrigues, da diocese de Pinheiro-MA, com o show católico “Eu Creio na Juventude”. O padre promete levantar a juventude e sacudir Ribamar. O show é esperado com forte expectativa pela juventude local.

Jubileu – Neste ano o Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar celebra cem anos do início de sua construção. A festividade do Jubileu encerra em 2017 quando marca cem anos da finalização das obras e inauguração do templo. Entre as atividades propostas para as comemorações, está a realização do Simpósio Jubilar São José de Ribamar, ocorrido dia 23 de agosto, as 19h, com a presença dos párocos solidários – padres Cláudio Roberto, Gutemberg Feitosa e Irailson Dias  – diácono permanente do Santuário Pedro Filho, Antônio Miranda – pesquisador ribamarense- padre Bráulio Ayres – antropólogo –  e dom José Belisário da Silva – arcebispo metropolitano. O tema do festejo contempla as comemorações e, além disso, toda a programação  contempla a celebração centenária

0 comentários:

Postar um comentário