sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Dom Armando recebe título de Cidadão Maranhense


O bispo diocesano de Bacabal, Dom Armando Martín Gutiérrez, recebeu da Assembleia Legislativa o Título de Cidadão Maranhense, na manhã desta sexta (18). Nascido em Madrid na Espanha, Dom Armando foi nomeado bispo da Diocese de Bacabal em 11 de fevereiro de 2007 pelo papa Bento XVI.

Para o bispo Dom Armando, a homenagem é um incentivo para estar cada vez mais presente na vida do povo bacabalense e maranhense. “Interpreto minha missão não só como guiar religiosamente as pessoas, mas também ajudar nas discussões dos grandes problemas da sociedade”, declarou.

BIOGRAFIA

Dom Armando Martín Gutiérrez, nasceu aos 16 de dezembro de 1954, em Madrid na Espanha. Frequentou os estudos de primeiro e segundo grau no colégio Amore misericordioso, em Lujua, Espanha e os cursos de filosofia e teologia no instituto teológico marchigiano na cidade de Fermo, Itallia. Fez mestrado em teologia moral na pontifícia academia Alfonsiana de Roma.
Emitiu a primeira profissão na congregação dos filhos do amor misericordioso aos 8 de setembro de 1974 e a perpétua em 1978. Foi ordenado sacerdote aos 6 de outubro de 1979 em Spinaceto, Roma.
A partir daí exerceu os seguintes ministérios, na Itália: responsável pelo seminário menor da congregação em Collevalenza, Perugia, Itália; vice reitor da casa do clero de perugia, vice mestre dos noviços em Matrice, Campobasso, Itália.
Em 1988 veio para o Brasil, na diocese de Mogi das Cruzes (SP), e ali exerceu os encargos de: mestre dos noviços (1988-2002), professor de ética no seminário diocesano e de teologia moral no instituto de filosofia e teologia Paulo VI (1992 -2002); superior de comunidade (1993-2002). Na diocese de Juiz de Fora foi; mestre de juniorado, superior de comunidade e vigário paroquial (2003-2005).
Desde dezembro de 2005 está na Itália como mestre do juniorado internacional da sua congregação, superior da comunidade e vice-pároco da paróquia de Santa Petronilla de Fermo Itália. Hoje Dom Armando Martín Gutiérrez é o novo bispo da diocese de Bacabal cargo que lhe foi confiado por sua santidade o papa Bento XVI. Posse de Bispo aos 11 de fevereiro de 2007, na quadra de esporte da cohab I.

Fotografia: Frei Lucas, OFM

0 comentários:

Postar um comentário