segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Regional Nordeste V promoverá 1º Encontro de Animação Missionária

Na paz do Cristo ressuscitado saúdo a todos os bispos, coordenadores de pastorais, CRB, Coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIS), CIMI, Organismos, Movimentos e Grupos da Igreja do Maranhão a participarem da realização desse 1 º Encontro de Animação Missionária.

Tema: Missão e cooperação missionária

Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil.
Data: 11 a 13 de setembro de 2015.
Local: Casa dos Combonianos/ Olho D'água - São Luis.
Inscrição: R$ 100,00

Como Povo de Deus, pastores e pastoras, peregrinamos todos, com os olhos fixos em Jesus Cristo que nos chama, nos ensina, nos ama e nos envia como seus discípulos(as), missionários (as) a servir aonde o Espirito Santo nos conduzir.

Buscamos viver esse chamado e vocação à Luz do Evangelho e em comunhão com a Igreja: "EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espirito Santo, como Igreja discípula missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo".
Este é o Objetivo Geral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil  ( DGAE ) 2015-2019 / Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) /  Documento 102.

Iluminados por ele é que nos alegramos a convidá-los para vivenciarmos esse milagre do encontro, da partilha do saber coletivo, da festa ao redor da eucaristia, dos filhos e filhas de Deus, subindo na barca com Jesus para a outra margem sem medo na confiança do Pai, para um lugar retirado sobre uma alta montanha" ( Mc 9, 2 ).

Motivação não nos falta! Por tudo que estamos experienciando em nossas dioceses, como uma explosão do amor divino! Santas Missões Populares, encontros de Juventude, congressos, nascimentos de Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIS) e COMIPAS, seminários da Romaria da Terra e das Águas, pelas conquistas dos nossos irmãos indígenas e quilombolas.
Como Dom Esmeraldo nos recordou por ocasião do 2 º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas: iluminando com os documentos da Igreja que é peregrina, missionária por natureza AG2): essa é sua vocação própria, sua identidade mais profunda (EN14): sua razão de ser, sua essência estruturante e seu serviço á humanidade " (DAp 5.2) A Igreja aspira por um renovado ardor da missão.
Portanto , a Igreja é chamada a estar "em saída" com o seu Senhor que sabe ir à frente, sabe tomar iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados, chegar ás encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. A missão é de Deus, o Espirito Santo é o Protagonista, somos servos e servas colaboradores. Ouvi e Atendei! Vinde e Vede!

Pedimos aos Bispos com os Coordenadores de Pastorais e COMIDIS que enviem pelo menos cinco participantes por diocese. 

Agradecemos e saudamos a todos com carinho missionário.
Segue as tarefas de cada diocese nesse Encontro.

Equipes de trabalho para o encontro:
Equipe de Comunicação/ Secretaria: Gean, Vitor, Ir. Prudência, Ir. Brandina, Ir. Cristina.

Cada Diocese prepare um painel, cartaz ou banner com fotos das atividades missionárias de sua diocese, filme, testemunho, slides.

Equipe de Acolhida: Dioceses de Carolina, Viana e Coroatá.

Equipe de Animação/Liturgia: Diocese de Bacabal, Pinheiro e São Luis.
,
Equipe de Ambientação e Ordem: Dioceses de Grajaú, Balsas, Caxias.

Equipe de Fraternidade e cultura ( noite cultural): Diocese de Imperatriz, Zé Doca e Brejo. Pedir que cada participante leve uma lembrança para trocar na noite cultural.


Equipe COMIRE, via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário