segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Frei Cláudio e Ronaldo fazem profissão solene dos votos evangélicos

Frei Cláudio Silva e Frei Ronaldo César.
No último sábado (15) os frades Cláudio Silva e Ronaldo César fizeram suas profissão solene dos votos evangélicos, em missa campal no Largo da Igreja Matriz São Francisco das Chagas, em nossa cidade.

A celebração contou com a participação de centenas de fiéis e de parte de religiosos e religiosas que vieram de longe para esse momento especial na vida desses nossos irmãos. Em solene liturgia, Frei Bernardo Brandão, Ministro Provincial da Ordem Franciscana, presidiu a celebração que foi concelebrada por Frei Francisco Azevedo, Frei Osmar de Jesus - pároco de São Francisco das Chagas - e demais frades da região.


Em uma noite muito especial, Frei Cláudio e Ronaldo professaram solenemente o seu desejo de ingressa definitivamente na Ordem dos Frades Menores - OFM, fundada por São Francisco de Assis há quase um milênio e que faz parte da história de Bacabal e da nossa Paróquia. Os jovems franciscanos, diante de toda a assembléia de fé, deu o seu "sim" definitivo ao projeto que já faz parte de sua vida deste muito tempo, tomando para si os votos de pobreza, castidade e obediência. 

POBREZA, seguindo Cristo que se fez pobre por amor incondicional aos homens, aqueles que fizeram este votos, não podem ter bens pessoais, renunciam aos bens que por ventura tinham antes do voto, e tudo que venha a ter conseguido através de trabalhos próprios, passa a pertencer a Congregação ou Ordem a que pertença;
CASTIDADE, não se casa e se abstêm de todo e qualquer ato sexual, isto não é somente uma obrigação porque é solteiro, mas como uma consagração, oferta de si próprio a Deus, serviço total a Deus, é uma maneira especial de consagrar ao Senhor; 
OBEDIÊNCIA, todos devem sempre obedecer aos superiores, pois toda obediência é vinculada a uma autoridade, e a obediência só tem sentido a partir da fé.

Os neo-professo prostrados enquanto a assembléia suplicava a
força da Igreja Triunfante, através dos seus santos e santas

Logo no início da celebração, foi narrada a sua biografia, destacando aspectos de sua caminhada vocacional, do seu chamado à vocação religiosa. Em um dos momentos mais bonitos da celebração, Frei Cláudio e Ronaldo prostaram-se diante do Provincial enquanto toda a assembléia canta invocando a força da igreja triunfante, através dos seus santos e santas, que nos antecederam na fé. 

Após todo o rito de profissão, os neo-professo recebeu de todos os seus irmãos na fé e familiares o abraço carinhoso. Ao final da celebração, agradeceu a todos que desde o início foram importantes em sua caminhada eclesial e vocacional. Logo após todos dirigiram-se ao CEFRAM para um momento de confraternização.




0 comentários:

Postar um comentário