sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Aberta as Inscrições para o XXIV Curso de Formação Missionária 2016

  Prezados Irmãos e Irmãs na fé,
   
“Se a Igreja está tranqüila, significa que algo está errado. Não quero uma Igreja tranqüila, quero uma Igreja missionária”. “Sonho com uma Igreja missionária capaz de transformar tudo...” “Hoje a Igreja deve ser uma Igreja “em saída”. Todos nós somos convidados a esta nova ‘saída’ missionária: sair da própria comunidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”.

Com estas frases do nosso amado Papa Francisco, convidamos você a participar do XXIV CURSO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA 2016, com o Tema Central: MISSÃO E COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA, que terá como assessor o Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS - missionário de São Carlos. Desde 2010 a 2015 foi Assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental e membro da equipe de apoio do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, na CNBB. Atualmente é Assessor da Cooperação para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial.

Dizer Igreja é dizer Missão, pois a Igreja nasce da missão e existe para a missão, existe para os outros e precisa ir a todos, portanto Ela é chamada a estar em “saída” como o seu Senhor, que sabe ir à frente, sabe tomar iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar a todas as encruzilhadas dos caminhos.

As mudanças de época tem induzido fortemente a Igreja a uma profunda revisão de si mesma e de sua missão,  desde a realização do Concilio Vaticano II, encíclicas, conferencias, projetos, documentos... tudo vem nos apontando caminhos para uma Igreja  mais missionária, uma igreja em saída.

E é com alegria que percebemos as várias iniciativas de nossa Igreja no campo da dimensão missionária  para responder com eficácia o mandato de Jesus “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos”... (Mt 28,19). Contudo, ainda precisamos, como Igreja, como cristãos, como agentes pastorais e missionários de forte comoção que nos impeça de nos instalarmos na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres.

Voltemos nosso olhar para os três âmbitos da missão evangelizadora da Igreja hoje:

1. Pastoral: animar as pastorais das comunidades pelo fogo do Espírito, a fim de incendiar os corações dos fieis que freqüentam regulamente a comunidade e formar comunidades eclesiais como sujeito vivo da ação missionária.
2. Nova evangelização: passar de uma pastoral de conservação para uma pastoral missionária, que torna visível a  ação evangelizadora da comunidade eclesial na sociedade, como sinal de maturidade da fé, não podemos esperar que as pessoas venham a nós, precisamos ir ao encontro delas e anunciar-lhes a boa nova onde se encontram, revelando lhes assim a beleza do evangelho que se faz visível na  opção da Igreja pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora
3. Missão ad gentes: é a participação da Igreja local na missão universal, a solidariedade da comunidade com outros povos e outras culturas espalhadas pelo mundo. A universalidade é a alma da missão e do seguimento discipular, é sinal e instrumento da união intima com Deus e da unidade de todo gênero humano.
Digamos então que a missão da Igreja hoje se articula em torno destes três compromissos: animação pastoral voltada à conversão eclesial; ação evangelizadora, voltada a um testemunho profético dos cristãos junto á sociedade; e cooperação missionária voltada à participação da Igreja local na missão universal.

A missão e a cooperação nos interpelam a sair de nós mesmos, a termos um olhar universal, que chegue às periferias de nossas Paróquias, dioceses e ultrapasse as fronteiras do nosso continente, afinal  Deus que de todos cuida com amor paternal, quis que formássemos uma só família e nos tratássemos uns aos outros como irmãos.

O Curso é realizado pelo COMIRE MA, e CEFRAM, mas é aberto a todos os regionais da CNBB.  Desejamos partilhar experiências sobre a realidade missionária no Norte-Nordeste e sobre uma mútua ajuda para o Projeto África em Moçambique.

Clique e baixe o folder informativo
Clique e faça sua inscrição on-line

Centro Franciscano de Animação Missionária
Rua Magalhães de Almeida, 1169 - Centro
Fone - 3621-1420
E-mail- cefram@hotmail.com


Fonte: CEFRAM

0 comentários:

Postar um comentário