sábado, 11 de julho de 2015

Frei Ronildo: Notícia do Encontro Nacional de Jovens Franciscanos

Então: já estamos no segundo dia do Encontro Nacional da Juventude Franciscana, encontro realizado em Anápolis/Go., contando com a presença da juventude das regiões sul, sudeste, norte e nordeste, e centro-oeste do País.

Juventude, não. Melhor: juventudes. Jovens de realidades culturais, político-sociais, educacionais bem diferentes, mas que, com alegria, descontração, tranquilidade e espírito fraterno, se uniram em torno da Palavra de Deus e da Eucaristia, para, até o dia doze de julho, aprofundarem o carisma de São Francisco: minoridade, fraternidade, evangelização, e alegria.

Além de religiosos e religiosas, muitos leigos se envolveram na organização e procedimentos para que o Encontro se concretizasse, inclusive recebendo os jovens em suas residências para pouso e alimentação.

Com o foco na reflexão “Juventude – seguir ao Cristo ao modo de São Francisco de Assis”, palestras e oficinas, música, e oração marcaram e estão marcando cada momento do II Encontro Nacional da Juventude. Momentos esperadíssimos neste Encontro: “Francis Night”, adoração ao Santíssimo, hoje, 10/07, 20h30; “noite cultural “música e teatro”, amanhã, 11/07, às 20h30. No domingo, às 7h, na Matriz de São Francisco de Assis, Santa Missa, presidida pelo senhor Bispo, dom João Wilk. E, no sábado, dia 11/07, às 8h, oração da manhã, no Parque Ipiranga.

E de quais juventudes estamos falando: dos migrantes; das juventudes que lutam pela oportunidade do primeiro emprego e do direito de estudar; das juventudes que passam por discriminação de status; das juventudes que sofrem com a violência; das juventudes que buscam entender as mudanças sociais, políticas, e estruturais na família, na cultura, na política, na segurança.

Tudo começou assim: Corria o ano de 2009, era o mês de novembro, enquanto a Igreja vivia o Advento se preparando para o Natal do Senhor, com a Igreja, em nossas Províncias e Custódias Franciscanas, onze Instituições ao todo espalhadas de Sul ao Norte do País, celebrávamos o Primeiro Encontro Provincial da Juventude. A Paróquia Santo Antônio, em Brasília, sediou o nosso Encontro Provincial, somando a presença de mais de duzentos jovens vindos de Catalão, Pires do Rio, Goiânia, Anápolis, Porangatu, e Araguacema, e de nossa anfitriã, Brasília.

Já no ano de 2011, Canindé/CE, Província de Santo Antônio, sediou o nosso I Encontro Nacional da Juventude onde rezamos, participamos de momentos culturais (teatro, música e dança), e marcaram presença o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, à época, frei José Carballo; e o músico católico, Zé Vicente. Canindé é, atualmente, a segunda maior romaria dedicada a São Francisco de Assis, sendo que aqui, no Brasil, ele é amado, venerado, respeitado como menor, irmão, pastor, santo, São Francisco das Chagas.

Frei Ronildo Arruda de Souza, ofm.

0 comentários:

Postar um comentário